O que eu preciso saber para criar o meu blog?

O que eu preciso saber para criar o meu blog?

 

1º. Tema (Razão de Existir)

O seu blog deve ter um tema e um objetivo, que pode ser pessoal e conter o seu conhecimento sobre uma matéria específica ou corporativo, caso pretenda desenvolver o seu empreendimento, que pode ser do artesanato mais simples até o projeto mais arrojado e complexo, mas lembre-se: é importante que você domine a matéria, demonstre expertise e mostre o seu diferencial, considerando que o público e o mercado consumidor são exigentes, especialmente em razão da diversidade de ofertas disponíveis no mundo virtual.

2º. Domínio e Hospedagem

Há 3 caminhos para apresentar o seu blog na web:

1) Por meio de domínio próprio - seublog.com.br // seublog.com, com custo adicional;

2) Subdomínio próprio, ex. seublog.seusite.com.br // seublog.seusite.com ou de terceiro, ex. seublog.blogvb.com.br // seublog.blogvb.com; ou

3) URL (Localizador Uniforme de Recursos) do site principal, ex. blogvb + seublog, ou seja, blogvb.com.br/seublog // blogvb.com/seublog.

No caso de aquisição de domínio próprio, o usuário deve contar também com servidor de hospedagem, levando em consideração a disponibilidade do domínio pretendido, que deve ter relação com o nome ou objeto da proposta e, preferencialmente, ser curto, atrativo e fácil.

Por outro lado, a utilização de subdomínio ou url de terceiro dispensa a aquisição de domínio, assim como a contratação de serviço de hospedagem, sendo que cada um dos caminhos apresenta vantagens e desvantagens, que devem ser avaliadas caso a caso, de acordo com o interesse e a necessidade.

3º. A escolha da Plataforma

Existem várias plataformas disponíveis na internet, mas apesar da propaganda, do nome e do renome, nem tudo é tão simples para o usuário comum, e o fato de ser “grátis” ou “baratinho” não quer dizer que vá corresponder às expectativas e necessidades, porque, em regra não são fáceis de utilizar e menos ainda de implementar, a qualidade pode ser questionável e as limitações/engessamento tão expressivas que, em regra, levam à desistência da sua execução.

Por isso, antes de comprar, pesquise e, se possível, teste o produto, para evitar frustração e a desagradável sensação de incapacidade de realizar o você acreditava ser simples de fazer.

4º. Design e Conteúdo

O design da sua página dependerá da template escolhida (e respectivo layout) e do conteúdo a ser inserido por você (imagens, textos etc).

5º. Suporte

Qualquer que seja a escolha, importe-se com o suporte técnico oferecido, para garantia e segurança do desenvolvimento do seu projeto pessoal ou empresarial.

6º. Sucesso

Criar um blog não é, por si só, sinônimo de sucesso, portanto, utilize a plataforma mais ajustada e que disponha de layout atrativo, crie conteúdo robusto e convincente e insira imagens impactantes e (se possível) vídeos, mas não esqueça de investir em divulgação na web e de fazer postagens regulares nas mídias sociais, para promover seu nome, marca, produto ou serviço, ampliar a visibilidade e potencializar o alcance da sua página na internet.

marketing digital relacionamento
Compartilhar
BlogVB
BlogVB

Últimas Postagens

Ganhe dinheiro com o seu talento

Toda pessoa tem seu talento, algo que gosta e sabe fazer, mas não sabe que sabe ou acha que é pouco, tem medo de errar e vergonha de se mostrar, e isso merece atenção. continuar >>



O mercado mundial tem agora uma IDE genuinamente brasileira - DEVMIND.IO

DEVMIND.IO é a primeira multiplataforma de desenvolvimento integrado em nuvem do Brasil, que reúne as mais robustas ferramentas de suporte na execução de projetos de Tecnologia da Informação, e tem por objetivo facilitar e agilizar os processos de... continuar >>



CRM – O Relacionamento Eficaz

Sistema CRM compreende a aplicação de estratégias de marketing digital e vendas sobre plataformas tecnológicas, e tem por objetivo otimizar o relacionamento empresa/cliente, por meio de interação propositiva, apresentando e antecipando soluções, com... continuar >>